Calvície: Microenxertos

Objetivos

Trazer de volta o cabelo ao paciente, após a solução das causas orgânicas, metabólicas ou outras, utilizando técnicas de transplante cada vez mais naturais.

Características da Calvície

Exige a mesma atenção dada a outras doenças, uma vez que atinge cerca de 11 milhões de homens e mulheres no Brasil.

Trata-se de um mal hereditário (genético) e relacionado ao sexo – mais frequente nos homens.

As manifestações podem ocorrer na adolescência ou apenas na velhice.

Estudos mostram outras causas para a perda dos cabelos: doenças nervosas, metabólicas, dermatológicas ou exposição a radioterapia.

Fator agravante: uso de gorros, chapéus e bonés que não permitem a adequada oxigenação e arejamento do couro cabeludo em locais abafados.

O uso de perucas para quem está perdendo ou tem pouco cabelo é outra medida prejudicial.

Existem várias técnicas ultrapassadas (punch, rotação de retalhos, expansor de pele) que resultam em uma aparência estética artificial e com resultados ruins.

Microenxertos: Aspectos Principais

O transplante por meio de microenxertos é até hoje o que produz resultados mais satisfatórios. Em calvícies pouco extensas com apenas 1 cirurgia obtêm-se resultados excelentes.

Consiste na retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora, que é fatiada em enxertos com 2 a 3 fios cada um, que são transplantados individualmente para a área receptora.

Para casos de calvície mais extensa, existe a possibilidade de realizar 2 ou 3 etapas variando conforme a extensão e da área doadora, com um intervalo entre uma e outra de 3 meses em média.

É usada anestesia local e sedação a fim de que o paciente mantenha-se relaxado.

Cuidados pré e pós operatórios

Diminuir o fumo, bebidas alcoólicas, medicações, principalmente as que contêm ácido acetil salicílico, por 15 dias antes da cirurgia.

Lavar a cabeça com sabonete antisséptico indicado pelo médico 2 dias antes da operação.

Faz-se um curativo com faixa, tipo capacete, que é retirado após 02 dias.

O paciente é liberado para lavar a cabeça diariamente até segunda ordem.

No 2º dia após a cirurgia o inchaço natural já começa a desaparecer desde que se tome certos cuidados, como não abaixar a cabeça e dormir com a mesma elevada por alguns dias e de tomar a medicação recomedada.

Com a retirada do curativo o paciente volta as suas atividades normais.

É comum surgirem crostas que desaparecem com as lavagens diárias após o 15º dia.

Muitos fios transplantados caem voltando a crescer definitivamente em 60 dias. Por volta do 4º mês atingem 1 cm de altura.

Os pontos na área doadora são retirados entre o 7º e o 14º dia.

Retornos diários ao médico são necessários para o acompanhamento e limpeza da área transplantada.
Por volta do 6º mês se pode avaliar a eficácia do procedimento.

Tempo de Duração

Por ser uma cirurgia trabalhosa, leva em média de 2 a 3 horas.

Custo do Procedimento

A determinação do valor exato desta cirurgia só poderá acontecer após uma consulta de avaliação, uma vez que as condições variam de caso a caso. Marque uma avaliação.